TOP 10 REDAÇÃO

20/09/2021 às 09h54

                Introdução, desenvolvimento e tese. Essa é a estrutura da redação que todo aluno do Ensino Médio sabe de cor e salteado. Mas para escrever o texto dissertativo-argumentativo, como exige o Enem, e garantir alta pontuação, é preciso de muito, mas muito repertório sociocultural para o candidato expor seu ponto de vista, seus argumentos e a sua proposta de intervenção de maneira coerente e assertiva. É aí onde ganha força o projeto TOP 10 REDAÇÃO, desenvolvido na área de linguagens pelo professor Raniere Marques, que oferece informações e abordagens de temas relevantes da sociedade e que podem aparecer na redação do exame nacional.

                O primeiro dia do evento em 2021 aconteceu na quinta-feira (16), no auditório do CIC Damas, para os alunos da 2ª e da 3ª série do Ensino Médio. O tema central foi “A necessidade de investimentos em modais de transportes para o crescimento econômico brasileiro”. Além do professor de Redação, também participaram Marcelo Henrique, de Geografia, e Ribamar Ferreira, de Sociologia e Filosofia.

                A conversa foi um prato cheio para enriquecer os conhecimentos dos alunos sobre a temática. “As ciências humanas acabam acrescentando múltiplas possibilidades de argumentação e maior maturidade para os alunos na produção das redações”, disse o professor Marcelinho. Falando sobre a relação entre os investimentos em transportes e o crescimento econômico, professor Ribamar aponta como principal viés a logística do investimento. “É preciso identificar as necessidades de cada região do nosso País e investir de acordo com as realidades locais”.

                Para os alunos, o TOP 10 é uma linha de pensamento que se agrega aos conhecimentos prévios de cada um e suas vivências. “Quando a gente recebe o tema do TOP 10, temos um pensamento inicial. Mas a fala dos professores sobre o assunto abre a nossa mente; a gente faz, praticamente, uma revisão sobre o que foi visto em sala e unimos também com assuntos correlatos de outras disciplinas”, resumiu a aluna Naianne Sousa, da 3ª série B.

                Após a abordagem teórica do tema, foi hora de produzir. Os alunos voltaram para as salas de aula e tiveram 1h20 para produzir as próprias redações, que serão corrigidas de acordo com as competências do Enem. As dez melhores redações farão parte do TOP 10 REDAÇÃO, cujos autores receberão certificados que se enquadram nos eixos estruturantes dos itinerários formativos. E o trabalho de acompanhamento continua com os outros alunos, que serão atendidos individualmente. “É uma assistência personalizada e que eles valorizam. A gente identifica os problemas presentes no texto que foi escrito e propomos melhorias”, pontuou o professor Raniere.

                O TOP REDAÇÃO está previsto para ocorrer mais vezes até o final do ano. A próxima edição deve ser destinada aos alunos da 1ª série do Ensino Médio.

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