SUSTENTABILIZE-SE

02/06/2021 às 11h12

     Por Carla Amorim Lyra / Ascom CIC Damas               

                O Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico no mundo, com 11,3 milhões de toneladas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia. Foi com essas informações fornecidas pelo Banco Mundial, que o professor de Redação, Raniere Marques, aguçou a curiosidade dos alunos para a importância da aula de hoje (02). Nessa partilha multidisciplinar, que também contou com a presença dos professores Madson Adolfo, de Química, e Rodrigo Rodrigues, de Física, os Feras da 3ª série do Ensino Médio do CIC Damas tiveram acesso a uma gama de informações referentes ao meio ambiente.

                Cada professor trouxe especificidades relacionadas às disciplinas que eles ministram, a exemplo da formação polimérica do plástico, densidade e processos de biodegradação, além de subsídios e propostas de intervenção que podem ser utilizadas nas redações do Enem. Outro dado assustador dito por eles, também com base no levantamento do Banco Mundial, é que apenas 145 mil toneladas, o que corresponde a 1,28% do total de lixo plástico produzido no nosso País, são efetivamente recicladas. “Ainda temos muito o que avançar na conscientização para a preservação ambiental da população em geral, a começar pela separação do lixo em casa”, disse Raniere Marques. “E mais do que isso, é preciso pensar sobre o destino que tem sido dado aos resíduos”, salientou o professor Madson.

                Nessa perspectiva de conscientização, os três educadores foram até uma fábrica de reciclagem de garrafas PET, em Campina Grande, para mostrar o passo a passo do reprocessamento na cadeia de produção como produto secundário. Eles filmaram a visita em detalhes, entrevistaram funcionários e mostraram aos alunos como é difícil lidar com resíduos sólidos. “Aqui, processamos 22 toneladas de garrafas PET por semana, mas o material vem misturado com madeira, metal e outros materiais. Até seringas hospitalares chegam em meio ao plástico”, contou uma das funcionárias.

                Claro exemplo que além do plástico, existem outros resíduos sólidos que são descartados de forma inadequada. Quantas toneladas de resíduos de construção, de indústrias, oriundos da agricultura e muito, muito lixo eletrônico poluem a natureza? “E você, o que faz com os tênis que você não usa mais, com as embalagens dos produtos que chegaram ao fim?”, perguntou o professor Rodrigo. É uma responsabilidade coletiva, governamental e, sobretudo, individual promover o manejo correto do “lixo” que, aqui, aparece entre aspas em respeito à famosa frase dita por Antoine Lavoisier, no final do século XVIII:  "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma".

Galeria de Fotos