STARTUP WAY REDE DAMAS

01/12/2020 às 11h37

        Entre os dias 16 e 30 de novembro, alunos do CIC Damas, de outras escolas da Rede Damas e também da Faculdade Damas participaram do Startup Way, evento promovido em parceria com o Sebrae Lab, que tem como o objetivo fomentar o empreendedorismo e a inovação. Ao longo de três semanas, eles participaram de uma maratona de ideação, com palestras sobre modelagem de negócios, busca de solução e pesquisa de problema; e assumiram o desafio de criar uma solução para algum problema da sociedade tendo como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

        Foram mais de 200 inscritos no evento que, diante do sucesso, deve entrar oficialmente para o nosso calendário anual. Na visão de Leonardo Santos, que é gestor pedagógico da Rede Damas, “esse projeto casa com toda a filosofia da Rede Damas no intuito de traçar estratégias para o protagonismo da juventude; entender que o jovem está cada vez mais autônomo e precisa empreender-se para assumir o seu papel de protagonista na sociedade”.

        E para coroar o trabalho na área de educação que vem sendo feito pelo CIC Damas, uma das nossas equipes chegou ao top 3 da competição e fez bonito na defesa do projeto. Os alunos Naasson Luna, Thuanny Araújo e Maria Clara Pessoa, do 9º ano, companhados dos alunos Nyelton Gomes, Rebecca Ferreira e Camila Medeiros, da 1ª série do Ensino Médio desenvolveram a startup Mi Contrata, um nome sugestivo para a solução do ODS de número 08, que propõe o trabalho decente e crescimento econômico. “Criamos um aplicativo que App que tem o objetivo de facilitar e promover a contratação de um funcionário para um serviço ou prestação de serviço. Tudo é feio pelo app, desde a contratação até o pagamento”, disse Nyelton Gomes durante a apresentação aos jurados.

        A proposta de solução desenvolvida por alunos com idades entre 14 e 15 anos, com orientação dos professores Arthur Rodrigues e Adriano Alves Ribeiro, impressionou a banca de jurados. “Eu fico muito feliz e esperançoso que a gente possa ter, num futuro breve, pessoas como você trabalhado conosco, trazendo esse tipo de olhar sistêmico que é o que as empresas precisam, essa lógica de startup”, falou extasiado Fábio Cavalcanti, um dos componentes da banca, após a apresentação do projeto feita pelo estudante Nyelton.

        Ao final da jornada e com sentimento de dever cumprido, a equipe do Mi Contrata, do CIC Damas, ficou com o 2º lugar no Startup Way Rede Damas. O 1º lugar foi conquistado pelo projeto Arborize-se, do Colégio Damas e, em 3º, o grupo SustentHabilidade, do Colégio Regina Pacis.