#LIVE SETEMBRO AMARELO

30/09/2020 às 09h26

        Ao longo do mês de setembro, o Serviço de Psicologia Educacional do CIC Damas promoveu momentos de discussão sobre o tão falado vazio existencial e o sentido da vida. As psicólogas Graziele Keller, Kaíza Barros e Anna Patrícia Barros gravaram vídeos abordando a temática e nós exibimos cada um eles no nosso Instagram. E a culminância desse mês dedicado à saúde mental ocorreu nesta terça-feira (29), com uma live aberta no YouTube do CIC.

        Entre as convidadas, estava a psicóloga educacional do colégio Grazi Keller, nossa eterna aluna Raisa Mariz, que também é psicóloga e tem mestrado em Saúde Pública, e a psicóloga Lorena Bandeira, mestre em Ciência das Religiões e doutoranda em Psicologia Cognitiva. O bate-papo começou abordando a logoterapia, que é um dos caminhos seguidos na psicologia e que aborda de forma direta o sentido da vida.

        A psicóloga Raisa Muniz lembrou que é na infância quando se iniciam muitos dos questionamentos sobre o sentido da vida, inclusive na fase dos “porquês”. “É importante dar uma atenção, principalmente nesse período. Porque, muitas vezes, se a gente não tem esse olhar cuidadoso, acha que a criança está ali apenas triste, isolada, mas pode ser que ela esteja sofrendo e a gente não consiga compreender que aquele sofrimento é um vazio. Por isso é tão importante ficar atento ao que ela expressa e muitas vezes não expressa em palavras”, disse Raisa.

        Falar sobre vazio existencial é pensar também em como prevenir esse sentido. “Um dos caminhos para isso é ter os valores como uma orientação e é aí onde entra o elo Família e Escola. É preciso que haja esse alinhamento para auxiliar as crianças e os adolescentes e direcioná-los para atitudes e ações dotadas de sentido, prevenindo assim esse vazio existencial”, completou Lorena Bandeira, alertando para a importância de intervir logo nos primeiros sinais de que algo não está bem com a saúde mental de quem amamos.

        “Pensar sobre os nossos alunos e em como eles estão sendo formadas emocionalmente também é uma grande preocupação, por isso, promovemos saúde mental dentro da escola”, afirmou Graziele Keller, que acompanha e atende os nossos alunos da Educação Infantil e do Fundamental – Anos Iniciais. E ela completou dizendo que o fato do CIC Damas ser uma escola confessional é um grande diferencial. “Colocamos a dimensão espiritual como um pilar importante na nossa vida, nós temos uma prática continuada que leva a um fortalecimento, desde as aulas de Ensino Religioso, aos Projetos de Evangelização e os momentos de acolhida, tudo isso é permeado por momentos de reflexão a partir de uma oração. E todos percebem a importância dessa linha espiritual que transcende a nossa”, pontuou Grazi.

        Se você não conseguiu acompanhar a live ao vivo e quer assistir o conteúdo, basta acessar o canal do YouTube do CIC Damas e conferir. Falar sobre valorização da vida também é um papel da escola e nós abraçamos esta causa!