QUAL A IMPORTÂNCIA DO ENSINO RELIGIOSO?

21/12/2020 às 08h58

Por Celuy Araújo, professora de Ensino Religioso

Este texto pretende deixar um registro sobre um momento compartilhado, bordado, tecido com pedacinhos de retalhos, cada um com sua cor e forma. Ele nasceu de uma pergunta, como todo conhecimento que se preza. Uma pergunta que abre um leque de possibilidades: QUAL A IMPORTÂNCIA DO ENSINO RELIGIOSO PARA VOCÊ NESTE TEMPO DE PANDEMIA?

Foram tantos posicionamentos emocionantes que fui impulsionada a deixar estas nuances escritas e transcritas neste pequeno relato de memórias. Imagine comigo: uma vez por semana, uma "Professora Sorriso" e seus alunos, numa sala virtual com o sonho de fazer esperançar em um tempo de desesperança. Pensou?

 Agora mergulhe neste fragmento em que um aluno se torna protagonista do próprio texto:

 “Durante o caso de pandemia, as aulas de religião ganharam outro significado para cada um. As aulas se tornaram momento de idealização de uma esperança, de uma fé que tudo isso iria passar e que chegaríamos ao final todos juntos e saudáveis. As aulas trouxeram a tranquilidade para muitos que estavam ansiosos, a reflexão para aqueles que estavam sem rumo e a esperança para aqueles que não acreditavam mais. ”

Entre uma leitura e outra, como não registrar os coautores da própria existência?

“No momento em que nós nos encontrávamos, quando eu estava meio para baixo ou desanimado, as aulas reacendiam uma vontade de encarar o dia que se seguia. Era sempre animador esperar a terça chegar. ”

Neste momento, me vejo no Meet a gritar: Vocês conseguem!! “Tamu junto”! E, sem perceber que este grito de alerta era tão importante para eles, me deparo com a leitura deste fragmento:

“Todo conteúdo que foi tratado nas aulas, pudemos, durante as semanas, refletir. Foram aulas em que, apesar de muitas vezes acordarmos cansados, sempre nos motivavam a seguir em frente. A nossa professora sempre com um sorriso no rosto, trazendo um ar de tranquilidade e leveza que fazia com que nosso dia fluísse bem. O ensino religioso me ensinou que mesmo em dias de chuva, sempre virá um arco-íris, me ajudando a lembrar dos motivos que tenho para continuar andando. "

A cada relato, a alma vibra. Eles não deixaram escapar nem uma vírgula de minhas palavras:

“O incentivo que recebo nessa aula é muito importante, me ajuda a melhorar como pessoa, repensar minhas atitudes. Ah! Os projetos que foram realizados, como aquele para ser o anjo de outra pessoa, me ajudaram muito a ter empatia com outros colegas. ”

Bastaram 50 minutos, quatro vezes ao mês, para potencializar os nossos ânimos e transformar nossas vidas. Momentos que nos ajudaram a refletir sobre engajamento social, compaixão, amor, fé, dedicação, bondade e fazer a diferença no mundo.

Presenciais ou virtuais, aqui vos apresentei os encontros de Ensino Religioso em tempos de Pandemia:

“Momentos que nos ajudaram a perceber que, mesmo no escuro, pode haver esperança, basta que alguém lembre que se faz necessário acender a LUZ. ”