PROJETO "EU ACREDITO"

07/10/2020 às 08h32

“Ser o ministro de Jesus Cristo entre os jovens pelo mundo” (Rm 15,16)

 Esse é o lema do Encontro Jovem Damas, o EJD, que, em 2020, completou 19 anos. Ao longo desse tempo, o grupo formado por alunos, eternos alunos e apreciadores do carisma das Religiosas da Instrução Cristã tem se dedicado a realizar ações de evangelização e projetos sociais. O mais recente deles foi finalizado na última sexta-feira (3), com a entrega de kits de higiene pessoal a uma instituição beneficente, a partir do projeto Eu Acredito.

Cerca de 80 jovens participam ativamente desse trabalho. Ele é um dos desdobramentos do viés social do EJD e tem como objetivo realizar gestos concretos de bondade e solidariedade. No mês de setembro, a equipe se dedicou a angariar verbas e doações para compra do material de higiene pessoal e, ao final, conseguiram mais de 500 itens. Os kits foram montados com, aproximadamente, 10 produtos, e foram entregues para a Fraternidade Irmãos de Francisco, que integra a Pastoral de Rua da Diocese de Campina Grande. “Por causa da pandemia, nós tivemos que repensar a forma de doar. Geralmente, vamos pessoalmente fazer as entregas, mas, para minimizar os riscos, resolvemos entregar as doações à fraternidade, pois sabemos que serão destinados a quem precisa; no caso, os moradores de rua”, explicou Paulo Marcelo Soares Pinto, eterno aluno do CIC Damas e membro do EJD.

Ramon Torres é um dos fundadores da fraternidade e é o atual coordenador da organização. Pelo menos uma vez por semana, o grupo leva até as pessoas em situação de rua a Palavra de Deus, uma refeição de qualidade, material de primeiros socorros e produtos de higiene pessoal. “Este já é o quarto ano de parceria com o EJD e somos muito felizes com essa união da igreja católica com outros seguimentos. Recebemos as doações na sexta-feira e no sábado já foram entregues. Inclusive, vieram em boa hora, pois estávamos sem produtos de higiene pessoal”, completou o coordenador da fraternidade.

Fazer o bem sem olhar a quem é um caminho que inspira muita gente. A aluna Ingrid Nayara Andrade Lacerda, da 2ª série do Ensino Médio, foi conquistada por essa energia vendo as ações do EJD nos corredores do CIC Damas. Há dois anos, ela ingressou no encontro e foi uma das responsáveis pela entrega da doação mais recente. “Esses dois anos participando do EJD foram de muita importância na minha vida. Minha fé tem sido fortalecida, além de aprender muito com pessoas maravilhosas e que, mesmo nessa pandemia, permanecem em unidade”.

Quem quiser saber mais sobre o Encontro Jovem Damas, pode entrar em contato através do Instagram @encontrojovemdamas ! E para se tornar um colaborador da fraternidade Irmãos de Francisco, pode entrar em contato pelo número (83) 99836.0050 e falar com Ramon Torres.

Galeria de Fotos