PAPO SOBRE MOTIVAÇÃO E SUPERAÇÃO
28/05/2021 às 11h18
Por Carla Amorim Lyra / Ascom CIC Damas
“Empreendedorismo não diz respeito apenas a negócios, é também a sua busca pela melhor versão de si mesmo”. Essa frase dita pelo professor Arthur Rodrigues, da disciplina de Empreendedorismo e Projeto de Vida (OPEE), resume bem a partilha com os alunos do 9º ano do CIC Damas, na manhã desta sexta-feira (28). O evento Empreender em Si trouxe de forma leve a responsabilidade que cada um tem na busca pelo conhecimento, tendo como estímulo a experiência e as estratégias adotadas pelos Feras 2021.
A realidade do Enem chega cada vez mais cedo aos alunos, por isso, falar sobre o tema enquanto eles ainda fazem parte do Ensino Fundamental é tão importante; isso oportuniza a adoção de estratégias diferenciadas na aprendizagem. A Psicóloga Educacional Kaíza Martins frisou que “empreender nos estudos é a melhor escolha. Se o aluno tem uma rotina saudável, com automotivação e tem como aliados bons métodos e técnicas de estudo, tornará mais tranquilo o caminho que ele irá traçar para conseguir o acesso ao curso que deseja já na despedida da educação básica”. Ela encerrou dizendo que “a tão almejada aprovação para o Ensino Superior dos alunos da 3ª série do Ensino Médio é possível quando há planejamento”.
Neste sentido, a superação das dificuldades também é um fator determinante. Leo Fraiman, que é escritor, psicoterapeuta e fundador da Metodologia OPEE, adotada pelo CIC Damas a partir do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, também participou do momento. “O enfrentamento às dificuldades molda quem somos. Isso é superação, mostra que você é o editor da narrativa da sua vida”, disse, em tom motivacional, o convidado.
O papo continuou com as eternas alunas e Feras 2021. Yasmin Nóbrega foi a primeira a conversar com as turmas do 9º ano. Após 11 anos como estudante do CIC Damas, ela agora celebra a aprovação em Medicina na UFCG e na Unifacisa. Yasmin contou que o mais importante para quem está no Fundamental é apreender o conteúdo; no sentido literal da palavra, assimilar, compreender. “É importante dizer que no final do Médio você não vai ter tempo de rever todos os conteúdos, domine agora o seu aprendizado. E se você achar que não está aprendendo, mude a sua estratégia de estudo”. E completou dizendo que a experiência de fazer a prova do Enem como treino também vai ajudar muito a manter a calma quando a prova for decisiva na aprovação.
As eternas alunas Radmylla Lima, aprovada em Engenharia Elétrica na UFCG e Engenharia Civil na Unifacisa, e Bruna Motta, aprovada em Direto da UEPB, foram consonantes ao afirmarem que o tempo é valioso. “Aproveite cada horinha de estudo para se dedicar àquele propósito, independente se você vai ter uma hora ou muitas para isso. Faça render”, disse Radmylla. Para Bruna, o grande diferencial pode estar no exercício da prática. “Eu escrevia redações diariamente, fazia provas e simulados de Matemática e outras disciplinas. Esse treino foi muito importante para o meu desempenho no Enem”.
Após a partilha, os alunos do 9º ano saíram com a bagagem repleta de confiança. Organizar os estudos e se dedicar ao propósito de aprender são as habilidades que levam ao desenvolvimento de pessoas que fazem a diferença no mundo.