O CONHECIMENTO NA ROBÓTICA

12/03/2021 às 10h17

        O CIC Damas vivencia o que há de mais moderno na educação, com um conjunto de estratégias e disciplinas focadas nas habilidades para os profissionais do futuro segundo a Organização das Nações Unidas. E quais são essas habilidades?

  1. Flexibilidade cognitiva
  2. Negociação
  3. Orientação para servir
  4. Julgamento e tomada de decisões
  5. Inteligência emocional
  6. Coordenação com os outros
  7. Gestão de pessoas
  8. Criatividade
  9. Pensamento crítico
  10. Resolução de problemas complexos

        Nesse contexto entra o ensino da Robótica, implementado em 2018 aqui no CIC Damas como atividade extracurricular e, desde 2019, passou a ser oferecido nas aulas curriculares para o Ensino Fundamental – Anos Finais e como oficina para os alunos do Ensino Médio. “O objetivo da Robótica é fazer com que o aluno incorpore a ideia do aprender fazendo. Ele constrói o seu próprio conhecimento e isso é a cultura maker, tão valorizada nos tempos atuais”, explicou o professor Adriano Alves Ribeiro.

        Nas aulas de Robótica, os estudantes colocam em prática muitas das habilidades citadas acima. Eles coordenam, negociam, orientam e usam a criatividade para unir roldanas e polias a sensores e placas de programação computacional na construção dos protótipos. O trabalho em equipe, com planejamento de soluções e tomada de decisões reflete nas ações dentro e fora das salas de aula, como afirma o aluno Nícollas Samuel, que há 4 anos frequenta as aulas de Robótica. “Essa disciplina nos auxilia também a nos comunicarmos melhor e a nos inserirmos num contexto social”, completou.

        E no Ensino Remoto, as atividades continuam a pleno vapor. “Nós usamos ferramentas online como simuladores para prototipagem em 3D e softwares em três dimensões. Eu agrego esses simuladores ao conhecimento e os instigo a usarem materiais alternativos para a realização dos trabalhos”, completou o professor Adriano. Considerada uma tecnologia emergente pelo Fórum Econômico Mundial, essa disciplina tem potencial para impactar e mudar vidas. “A tecnologia evolui muito rápido. E com a robótica, temos o contato mais rápido e mais aprofundado as inovações. Penso que o conhecimento nessa área pode até nos ajudar futuramente na obtenção de empregos”, afirmou o aluno Nícollas Samuel.

        Há quem imagine que as aulas de Robótica se limitem à construção de robôs, mas o conceito é bem mais amplo. A metodologia usada nas aulas da disciplina integra conteúdos das áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. E, tendo como base os projetos, os alunos se tornam protagonistas do próprio conhecimento. É um forte estímulo ao lifelong learning, uma expressão em Inglês quer dizer “aprendizado contínuo”.