MOCHILINHA 2019

22/02/2019 às 17h00

        O Mochilinha 2019 começou logo cedo para as crianças, pais e organizadores do encontro. Por volta das 7h20 da manhã, eles se reuniram no CIC Damas para receber orientações e fazer uma oração antes de partir para o sítio Mariama, em Lagoa Seca. As 45 crianças embarcaram no ônibus rumo a um passeio reflexivo sobre a bondade e o respeito.

        O encontro realizado com os alunos do 1º ano tem como temática a parábola do bom samaritano. E para que as crianças compreendessem o sentido deste ensinamento bíblico, foi encenada uma breve peça mostrando a trajetória que se inicia com o desprezo e termina com o ensinamento da empatia, quando o samaritano se coloca no lugar do homem que estava ferido no chão. Foi assim que as crianças entenderam o valor da ajuda ao próximo. Nas palavras da aluna Júlia Matias, de 5 anos, “a história fala sobre ajudar e eu aprendi com isso”. E o aluno João Ricardo também refletiu ao final da encenação concluindo que o aprendizado foi sobre o respeito.

        E fica fácil adivinhar o momento que a criançada mais curtiu: a hora em que o bom samaritano aparece sobre o cavalo. Sabe qual o foi o pedido de todos? Dar uma voltinha no bichinho. Pedido feito, pedido aceito, afinal, o Mochilinha também é um momento de recreação e interação entre os amigos. Depois desse momento, todos retornaram para o salão do Mariama afim de expressar o aprendizado bíblico, cada um recebeu uma mochila onde havia uma tela em branco. Divididos em grupos, eles partilharam lápis coloridos para fazer uma pintura do trecho da encenação que eles mais gostaram.

        Entre os organizadores do evento, estavam a coordenadora da Pastoral Irmã Marceli, Irmã Cida, professoras, coordenadores e integrantes do EJD. Entre eles, o eterno aluno Pedro Lucas Barbosa, que participou pelo segundo ano do Mochilinha. “O grande diferencial do Mochilinha é a partilha; eles dividem os objetos que usam, os alimentos que trazem. Eles aprendem a cuidar um do outro e a usar da empatia”, resumiu Pedro.

        O encontro seguiu pela tarde, depois de um almoço delicioso no refeitório. A criançada ainda teve momentos de recreação e retomaram as discussões sobre a boa atitude do samaritano. Os alunos participaram de brincadeiras com a temática e assim, voltaram para casa com um novo desafio: ajudar ainda mais aos que precisam e sempre, sempre se colocar no lugar do próximo.