MEMORIAL DO MAIOR SÃO JOÃO

14/06/2022 às 14h20

                Sair das salas de aula físicas para aprender novos conteúdos em locais inusitados é sempre um ganho para os alunos e educadores. Hoje (14), as turmas do 9º ano visitaram o Memorial do Maior São João do Mundo, aproveitando os festejos das celebrações juninas que duram 30 dias em Campina Grande. O conteúdo fez parte do componente curricular ARTE e acabou abraçando a cultura de um povo que se orgulha em mostrar as suas tradições no superlativo.

                O acervo e a curadoria são da professora Cléa Cordeiro, uma apaixonada pelas festas juninas que fez do seu amor pela cultura nordestina uma profissão. Sempre no mês de junho, a exposição é colocada em cartaz e vira um presente para os turistas que visitam a cidade e também para a população local. Na visão do professor de Arte do CIC Damas, André Oliveira, essa é uma oportunidade dos alunos encontrarem outras versões do São João, não apenas o que pode ser visto e vivido nos dias de hoje.

                O memorial é uma fonte de tradições registradas em fotografias, manchetes de jornais impressos, antigos cartazes de divulgação do Maior São João do Mundo e na história dos seus personagens, desde os santos juninos aos grandes nomes da música. "Cultivar um acervo como este demanda anos de dedicação. Hoje, eu viajo o mundo visitando museus para trazer de novas formas de mostrar a cultura nordestina no memorial", disse Cléa em conversa com os alunos.

                O olhar curioso dos estudantes foi mesmo inevitável. O detalhe de cada imagem prende a atenção de qualquer um que partilhe o orgulho de levar as nossas raízes por onde for. A exposição do acervo do Memorial do Maior São João do Mundo ficará em cartaz durante todo o mês e junho, num grande shopping da cidade, situado na avenida Floriano Peixoto.