LIÇÕES COM O "SÍTIO DO PICAPAU AMARELO"

16/09/2020 às 13h06

        Emília, a boneca falante; Narizinho e Pedrinho, netos e dona Benta; Visconde de Sabugosa e sua criatividade; Tia Nastácia e suas delícias culinárias; e a bruxa Cuca com cara e corpo de jacaré. Quem nunca ouviu falar desses personagens? Eles fazem parte do clássico da literatura brasileira Sítio do Picapau Amarelo, escrito por Monteiro Lobato, e já levaram diversão a diferentes gerações.

        Este ano, os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental – Anos Iniciais do CIC Damas estão conhecendo os encantos dessa obra literária através de atividades lúdicas propostas pelas professoras. No 2º ano, as professoras Edilene Rodrigues, Renata Oliveira e Karoline Souto gravaram aulas com informações sobre cada personagem do Sítio e ensinaram a produzir alguns deles usando material reciclável. “Os alunos colocaram a mão na massa e montaram a própria coleção com os personagens das histórias de Monteiro Lobato”, disse a professora Edilene.

        Outras turmas fizeram dobraduras, maquetes e até receitas deliciosas em alusão a dona Benta. A professora Raquel Simone, do 3º ano, relembrou dos tempos de criança. “O Sítio do Picapau Amarelo marcou a minha infância e, hoje, eu estou revivendo essas histórias com as crianças e vendo o quanto ainda me encanta e o quanto ainda encanta essa nova geração”, concluiu. O desenrolar das histórias de Monteiro Lobato nos leva a muitas reflexões, “fala sobre o respeito ao próximo, sobre ser criança e ter seus direitos respeitados, mostra o folclore brasileiro através dos personagens e trata até de assuntos muito atuais, como racismo, completou a professora Raquel.

        A ideia inicial de trabalhar a temática era aproximar as crianças do contato com a natureza e estimular as atividades na horta da escola. Mas, mesmo com as atividades presenciais interrompidas por causa da pandemia, o projeto ganhou força e segue firme e forte nas aulas do ensino remoto. De acordo com a professora Rayane Lima, “estamos realizando apresentando para as crianças as características dos personagens, o modo de viver no campo e os costumes das pessoas que vivem na zona rural, que acaba sendo um estudo contextualizado com diferentes disciplinas”. E os alunos se divertem e aprendem com as aventuras de Pedrinho e sua turma, “eles acessam a cultura, fazem o reconhecimento dos personagens do Sítio do Picapau Amarelo e vão sendo apresentados a cada um deles nos encantos da leitura e das histórias de uma forma geral”, completou a professora Renata Oliveira.