JUNTOS SALVAMOS VIDAS

12/05/2022 às 10h47

                O mês de maio chegou e com ele veio o movimento Maio Amarelo que, este ano, traz o tema central “Juntos Salvamos Vidas”. A ação, idealizada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), chega à sua 9ª edição, mobilizando órgãos do Sistema Nacional de Trânsito, iniciativa privada e sociedade civil organizada para uma conscientização coletiva sobre a importância do trânsito seguro. 

                E para conversar sobre o assunto, recebemos, nesta quinta-feira (12), o agente da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), Vanilson Ouriques Rafael. “Ninguém sai de casa pensando em ocasionar um acidente ou atropelar uma pessoa. Mas nós precisamos nos questionar: de que forma eu posso contribuir para o trânsito seguro?, provocou Vanilson, que também é Especialista em Gestão Estratégica de Trânsito e Instrutor de Trânsito.

                A conversa foi direcionada aos alunos do 8º e do 9º ano do Ensino Fundamental - Anos Finais e a iniciativa de trazer as discussões em torno do Maio Amarelo partiram dos professores Katianny Negromonte, de Redação, e Paulo Ricardo, de Língua Portuguesa. Além de esclarecer as dúvidas dos alunos sobre o trânsito e apresentar as novidades do setor, o bate-papo com o agente de trânsito também ofereceu um amplo repertório para os alunos que irão participar da Olimpíada de Língua Portuguesa – SESI/PB. De forma oportuna, o tema do concurso para escrita do texto argumentativo é “JUNTOS SALVAMOS VIDAS: No trânsito, quando começa a minha responsabilidade em respeito à vida do próximo?”.

 

DENTRO DA TEMÁTICA – Em outubro do ano passado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) deu início à Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2021-2030. A ação tem como meta reduzir pela metade as mortes e lesões no trânsito, cujos números, atualmente, arcam em torno de 1,3 milhão de mortes e cerca de 50 milhões de pessoas lesionadas a cada ano no mundo. Tanto a iniciativa da OMS quanto da CNT contemplam dois Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas: Saúde e Bem-estar (3) e Cidades e Comunidades Sustentáveis (11).