FÍSICA E MÚSICA DE MÃOS DADAS

16/10/2020 às 15h04

        A aula de física começou diferente, ao som da voz e violão da professora Cláudia Soares, de musicalização. Ela foi convidada pela professora Alanne Alves para apresentar aos alunos do 9º ano as propriedades e elementos do som. E claro, com direito a muita música num mergulho profundo nas ondas sonoras. “Fiquei feliz e surpresa com o convite. Eu pude contemplar a questão musical com vários instrumentos e suas múltiplas formas de provocar ondas sonoras”, disse a professora de musicalização.
        Mas, afinal, você sabe qual é a definição de som? No dicionário, som é tudo o que é percebido pelo sentido da audição; um fenômeno acústico que consiste na vibração que se propaga num meio material, como ar, por exemplo. E nada melhor do que música para dar continuidade aos estudos sobre ondas sonoras. Na aula, a professora Cláudia trouxe diversos instrumentos e fez diferentes arranjos musicais para mostrar como se á a propagação de ondas. Para a professora Alanne, de física, avaliou como enriquecedora a abordagem interdisciplinar de música e ciência. “Os alunos viram na prática conceitos como timbre, notas musicais e intensidade sonora. Assim, eles puderam associar com os conteúdos de identidade sonora, frequência e amplitude de onda, já trabalhados anteriormente”, completou.
        As turmas do 9º ano assistiram juntas à aula que mais pareceu um pocket show. Através das músicas que eles gostam de ouvir, puderam aprender conceitos das propriedades do som – como altura, intensidade, duração, timbre – e os elementos da música – como melodia, harmonia e ritmo. “Quando a gente junta ciência prática e música, o resultado não poderia ser outro, os alunos adoraram e ficaram entusiasmados com o conteúdo”, refrçou a professora Alanne. A fina, os estudantes foram convidados a “esquentar” as cordas vocais depois movimentarem o chat falando sobre a alegria em participar da aula. “Foi um momento muito lindo de compartilhamento e a gente vê como é importante essa interação entre as disciplinas, concluiu a professora Cláudia.
        E o recado que ficou para os alunos foi muito mais do que as características da onda sonora. A música mostrou que o conteúdo pode ser ensinado de forma leve e através do violão, do piano, do cavaquinho, do Cajon e o ukulele, eles perceberam a frequência, o comprimento de onda e as varações de velocidade do som. Bingo para esta aula de física sem ruídos e com alta qualidade e som!