FEIRA DE PROFISSÕES 2019

06/09/2019 às 18h33

        Grande parte dos feras está de olho nas provas do Enem, que serão aplicadas em novembro. Mas tem aluno pensando além. Afinal, qual curso escolher após a aprovação? É, essa não é uma resposta fácil para muitos. Foi pensando nisso que o Colégio Imaculada Conceição – Damas resolveu promover uma Feira de Profissões. O evento ocorreu nesta terça-feira (03), com o intuito de nortear os feras e os treineiros nessa escolha da carreira profissional. De acordo com a Psicóloga  Educacional do CIC Damas, Kaiza Martins, “para fazer essa escolha de forma mais acertiva, é preciso ter autoconhecimento, saber quais são as suas habilidades, competências, afinidades, fazer uma projeção de como você se vê no futuro. E o segundo ponto é saber como está o mercado de trabalho para aquela área específica que você deseja seguir, pois ele está em constante evolução.”

        Nessa perspectiva, estiveram reunidos no colégio professores e estudantes de quase 30 cursos de instituições de Ensino Superior da Paraíba e Pernambuco.  Eles apresentaram aos nossos alunos a realidade de cada profissão e esclareceram possíveis dúvidas. Entre as universidades parceiras, estavam a UEPB, UFCG, UNIFACISA, UNINASSAU, além da Cesrei e Faculdade Damas, da Rede damas Educacional.

        Um dos cursos de maior destaque foi o de Relações Internacionais da Faculdade Damas, é tem o conceito máximo no MEC. Numa reflexão,  o cientista social, doutor em ciência política e coordenador do curso, Elton Gomes, disse que “as pessoas vão se adequando, aprendendo novas artes, novos ofícios. A escolha profissional será parte da sua personalidade e a sua formação precisa ser continuada, frequente.”

        Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer detalhes de profissões tradicionais como Medicina, Direito, cursos de engenharia e outros que ainda são considerados novidades no mercado de trabalho, como Jogos Digitais e Ciências Aeronáuticas. Ao final do evento, o grande ensinamento foi: escolha uma área que você tem afinidade e habilidades específicas necessárias para o ofício, mas, sobretudo, escolha uma carreira que lhe motive diariamente e faça de você um profissional realizado.