FARMÁCIA POÉTICA

22/03/2019 às 11h45

        Um bom acolhimento faz toda a diferença e quando ele vem carregado de energias positivas, fica melhor ainda. Foi assim na manhã desta sexta-feira (22), na chegada dos alunos e funcionários ao colégio CIC Damas. Nossos alunos do 9º ano vestiram os jalecos de médico e distribuíram uma medicação que todos deveriam tomar diariamente: doses de poesia.

        A ação é parte do projeto "Farmácia poética", que foi criado em 2017, com o objetivo de distribuir doses de poesia para as pessoas que estavam visitando o SECCIC, que é a nossa Semana Cultural. Cada detalhe foi idealizado pelas professoras Micaela Sá e Iomar Cordeiro, ambas da equipe de Linguagens. “Acreditamos que a poesia, em doses homeopáticas, tem o poder de transformar nossos dias”, foi como definiu a professora Micaela. “Por isso, distribuímos cápsulas com poesias diversas, que são indicadas para a cura de alguns males, como a tristeza, o sofrimento, a depressão (doenças indicadas pelos alunos como difíceis de serem curadas”, completou.

        A ideia de trazer novamente a Farmácia Poética veio para atender aos pedidos dos alunos que hoje estão cursando o 2° ano do Ensino Médio, bem como pela abrangência do projeto. E um detalhe, a distribuição desse “medicamento” tão precioso é feita a todos os pacientes, desde a Educação Infantil até os professores e colaboradores. Interessante é observar a reação de quem recebeu a pílula, a exemplo do nossa auxiliar de sala, Gerlândia Araújo. “Eu recebi o poema e parece que ele foi escrito para mim. Mudou o meu dia, eu precisava ler isso”, disse ela ao receber os versos de Fernando Pessoa.

        Colocar em prática um projeto como a Farmácia Poética é também uma forma de tirar a literatura do papel e fazer circular em diferentes suportes e formatos. E todos haverão de concordar: uma leitura de qualidade com versos cheios de amor é mesmo capaz de mudar qualquer dia. Já tomou a sua dose de poesia?