90 ANOS DO CIC DAMAS

01/03/2021 às 12h13

 Por Carla Amorim Lyra / Ascom CIC Damas       

        Em 1° de março de 1931, onze Religiosas da Instrução Cristã abriram as portas do Collegio da Immaculada Conceição. A escrita era desta forma, numa clara referência à origem das palavras em latim. O nome foi escolhido em homenagem à padroeira de Campina Grande, marcando o movimento de abertura de escolas confessionais na capital e no interior paraibano a convite de dom Adauto de Miranda, o primeiro bispo da Paraíba.

        Não há como dissociar a história do CIC Damas com as origens do Instituto das Religiosas da Instrução Cristã, fundado na Bélgica há quase duzentos anos. Foi graças ao ardor missionário de Madre Agathe Verhelle, fundadora da ordem, que estas mulheres carismáticas decidiram dedicar-se inteiramente à juventude fundando colégios mundo afora. No Brasil, a chegada das religiosas completa 125 anos em 2021 e o CIC Damas foi a quinta escola a ser fundada por elas em solo brasileiro.

        Antes de se estabelecerem na Rainha da Borborema, as irmãs estavam instaladas na cidade de Timbaúba, em Pernambuco, onde estudavam muitas filhas de famílias tradicionais de Campina Grande no regime de internato. Até que, no início da década de 1930, por ordem da então Madre Geral, foi chegada a hora da transferência da instituição para a promissora “Liverpool Brasileira”, como era conhecida Campina devido à economia baseada na produção e na comercialização do algodão.

        E foi num antigo armazém de algodão onde funcionaram as primeiras salas de aula do Imaculada Conceição. Aos poucos, as irmãs foram adquirindo imóveis na vizinhança e, assim, ampliando a estrutura. Já na década de 1940, foram erguidas as famosas galerias centrais da escola, quando também passaram a funcionar novas salas. Em meados da década e 1950, a capela com seus encantadores vitrais foi aberta ao público e, neste tempo, as turmas já acolhiam alunas e também alunos.

        Além do crescimento físico nestas nove décadas, o que também evoluiu e se consolidou foi a proposta pedagógica, sempre pautada nas mais modernas práticas educacionais. “O Colégio Imaculada Conceição soma 90 anos acompanhando as atuais tendências da educação, suas transformações e inovações; trazendo para as salas de aula a tecnologia, a personalização do ensino com o protagonismo do aluno, o ensino híbrido, o bilinguismo, a cultura maker, o empreendedorismo, o Projeto de Vida como disciplina, a formação de competências e habilidades e tantos outros movimentos da atualidade”, disse irmã Ana Lúcia Santos, diretora geral do CIC Damas pela segunda vez.

        Para uma instituição de ensino, chegar à marca dos 90 anos em plena forma e conectada aos novos contextos nos mostra que estamos no caminho certo. Contamos com uma equipe de educadores extremamente capacitada e comprometida em passar os conhecimentos da melhor forma, temos alunos e eternos alunos que são a nossa razão de existir e famílias engajadas no nosso projeto educacional, respaldando o ensino de excelência do CIC Damas.

        “Em 90 anos, 15 diretoras passaram por esta casa, todas buscando inovações para chegar onde chegamos, mas não estamos conformadas ainda. Podemos sempre mais, pensamos no que há de melhor a ser oferecido aos nossos alunos em termos de educação na atualidade e transformamos isso em vivências que geram resultados para toda a vida”, concluiu irmã Ana Lúcia. “Temos muito o que celebrar, sobretudo a vida que pulsa no CIC Damas. ”

       E que venham muitos outros anos e motivos para celebrarmos a existência do nosso amado Colégio Imaculada Conceição, o CIC Damas.