VIAGEM DE CAMPO PARA TERRAS INDÍGENAS

20/04/2022 às 12h35

                Os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais do CIC Damas embarcaram, nesta quarta-feira (20), numa viagem de estudo e seguiram a estrada rumo ao município de Baía da Traição, no litoral paraibano. O destino é conhecido como um dos principais acessos da chegada dos holandeses ao Brasil, em meados do século XVII, apesar do nome “Baía da Traição” ter sido dado pelos colonizadores portugueses. E como é importante aproveitar as múltiplas facetas da aprendizagem, ir além das salas de aula e desbravar lugares onde a história acontece.

                A parada foi no distrito de Barra de Camaratuba, ao norte do município, onde a mata atlântica é a vegetação predominante e as ondas fortes das marés altas atraem muitos surfistas. Mas os olhares curiosos dos nossos alunos ficaram voltados para a reserva indígena dos Potiguaras. A recepção foi com danças típicas, música, pinturas corporais feitas nos estudantes e uma imersão profunda nos costumes dos nativos.

                A viagem aliou conteúdos de dois componentes curriculares: Geografia e História. E foi o calor humano dos Potiguaras o grande elo de ligação entre os estudantes e os novos conhecimentos. “Na visita, vimos uma amostra da relação entre as origens do nosso País e também a presença e manutenção dos povos indígenas no litoral paraibano, observando aspectos histórico-geográficos da ocupação”, explicou o professor João Guilherme.

Imagens:

Tânia Medeiros / coord. pedagógica 

Alanne Alves / professora