TECNOLOGIA COM TOQUE DE SUSTENTABILIDADE

03/11/2020 às 11h40

        Pensar na tecnologia como algo presente nas coisas mais simples do nosso cotidiano, desde as canetas às escovas de dente. Este é um exercício pouco comum, já que a nossa mente está acostumada a enxergar a tecnologia associada, sobretudo, a eletroeletrônicos, aplicativos e dispositivos que geram informações embutidas em códigos. Mas, de forma ampla, a tecnologia é um conjunto de processos, métodos, técnicas e ferramentas relativos a arte, indústria, educação etc*. E foi a partir disso que os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais foram convidados a fazer uma criação própria utilizando materiais que seriam descartados.

        Na proposta do módulo de Ciências do Bernoulli, a sugestão era que as crianças usassem tecnologia simples que trouxesse bons resultados para a diversão e também para a proteção do meio ambiente através da reciclagem. Eles coletaram caixas de papelão, garrafas PET, rolhas, e outros materiais que deram “vida” a bonecos articulados, a foguetes para viagens interestelares, a binóculos com visão de longo alcance, caminhões e carros futuristas e até robôs falantes. Enfim, tudo o que a imaginação permitir criar e com o brilho especial do imaginário infantil. “O envolvimento na aula foi incrível, os alunos receberam a colaboração das famílias, desde a separação dos materiais à confecção dos objetos. E o resultado foi muito bom, eu diria até que foi um momento de relaxamento, com diversão e criatividade”, disse a professora Irinete Lucena.

        Antes do envolvimento na execução dos trabalhos, os alunos foram estimulados a pesquisar na internet – com o auxílio de um adulto – sobre brinquedos feitos a partir de material reciclado. Depois, escreveram as instruções no papel e colocaram a mão na massa para realizar os projetos. Por fim, eles refletiram sobre o significado da tecnologia. Segundo a professora Aluska Andrs, “os alunos concluíram que a tecnologia é uma maneira de transformar algo em coisas uteis para a nossa vida”. Teoria confirmada por Ananda Fernandes, do 1º ano A. Ela construiu a boneca Alice, que tem como utilidade armazenar as bijouterias da dona. “Essa criação ajudou a organizar e facilitar a minha vida”, concluiu a aluna em tom enfático. “É bom que ajuda a natureza e não fica tanto lixo no lixo”, lembrou Leandro Vinícius, do 1º ano B, enquanto segurava o seu mais novo binóculo, reforçando a importância para a conscientização sobre a preservação ambiental.

 

*Fonte: Dicionário Michaelis