SETEMBRO AMARELO

30/09/2019 às 20h00

        O mês de setembro foi encerrado com chave de ouro nesta segunda-feira (30). O CIC Damas abraçou a causa aderiu à campanha nacional de prevenção ao suicídio, o Setembro Amarelo. Nossos alunos, educadores e colaboradores vestiam a cor amarela para simbolizar a ação, que começou com a distribuição de centenas de mudas de Ipê Amarelo na acolhida aos estudantes. Logo em seguida, os alunos do Ensino Médio foram levados à Praça da Bandeira, onde deram as mãos e fizeram um momento de oração.

        A inciativa partiu do setor de Psicologia Educacional, que é bastante atuante em todos s níveis e ensino no CIC Damas. De acordo com a psicóloga Anna Patrícia, uma das organizadoras do evento, "o principal intuito é alertar os nossos alunos a falarem sobre os seus medos, angústias, conflitos e frustrações. E mais do que isso, lembrá-los que eles não estão sozinhos  que podem contar com o nosso apoio. Somos uma possibilidade de escuta para esse sofrimento, mostramos que existem outros caminhos a serem percorridos no enfrentamento às angústias."

        O tema "suicídio" ganhou notoriedade em diferentes esferas, seja a área da saúde, educação e questões familiares. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma pessoa morre a cada 40 segundos por suicídio, no entanto, suicídios são evitáveis. Diante disso, a iniciativa colocada em prática no CIC Damas teve como enfoque a valorização da vida. "É um tema de preocupação mundial. É importante fazer com que as pessoas reflitam e mostrar como resolver esses problemas, mostrar que existem pessoas que estão aqui para ajudar", afirmou a psicóloga Kaiza Martins, que também está à frente do evento.

     O recado foi dado! Se você precisa de ajuda e quer conversar sobe o que lhe aflige, procure o setor de Psicologia Educacional do CIC Damas. Vamos unir forças no combate ao suicídio, à depressão e tantas outras situações que merecem, acima e tudo, uma boa escuta!