SEMEAR 2021

28/04/2021 às 09h32

                O dia 27 de abril vai ficar guardado nas melhores lembranças dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais. É que depois de uma longa espera, finalmente, eles puderam participar do encontro de evangelização Semear, o primeiro a ser realizado de forma presencial pela Pastoral CIC Damas desde o começo da pandemia de Covid-19.

                O Semear tem como fio condutor a Parábola do Semeador (Mt 13, 1-9); com o objetivo cultivar uma vivencia espiritual a fim de que a semente - que é a Palavra de Deus - seja acolhida e produza frutos de amor, perdão, solidariedade e justiça em cada um dos participantes. Logo na chegada na chácara Mariama, em Lagoa Seca, onde foi realizado o encontro, os alunos foram recebidos com música. Depois da acolhida, eles foram divididos em equipes: as chamadas “hortas”. Cada grupo criou seu próprio canto motivacional para incentivá-los durante a realização das gincanas.

                Após o primeiro intervalo – e da troca de máscaras – foi a hora de assistir a encenação da Parábola do Semeador interpretada pela professora Rayane Lima, com animação da professora Crisoleide Matias e dos eternos alunos do EJD. A reflexão ficou por conta da professora de Ensino Religioso, Irmã Eide Panta, que deixou o seguinte questionamento: o que você tem semeado no seu coração?

                O encontro seguiu com a montagem de um mural repleto de palavras de carinho e acolhimento, além da pintura dos vasos que foram usados para a plantação de sementes. Uma breve pausa para a hora do almoço e uma nova troca de máscaras e os alunos seguiram com animação total para o circuito de brincadeiras.

                Será que eles ficaram ansiosos para o momento culminante do encontro? Claro que sim. Chegou a hora de colocar a mão na terra, entrar em contato com a natureza e semear as sementes dos bons frutos. Cada aluno recebeu um vasinho e nele plantou sementes de girassol. Após esse momento, eles receberam mudas de árvores frutíferas e plantaram na área livre da Chácara Mariama.  

                Para encerrar o Semear, a Pastoral CIC Damas promoveu uma linda partilha dos sentimentos, com orações e músicas que deixaram uma sensação de paz que só aqueles que participam dos encontros de evangelização são capazes de descrever!

 

Imagens: Vitórya Fotografias e professora Karoline Souto