REUNIÃO DE PAIS

13/04/2019 às 11h04

        Discutir sobre o ônus e o bônus das redes sociais deveria ser algo comum entre as famílias. Mas, verdade seja dita, muitos pais e responsáveis não têm o hábito de acompanhar o que os filhos fazem na internet e, por vezes, essa liberdade no mundo digital gera reflexos negativos no mundo real. Foi pensando nisso que o CIC Damas colocou o tema em pauta na Reunião de Pais ocorrida no dia 10 de maio. 

        Antes mesmo de entrarem no auditório, convidamos os participantes a deixarem os celulares desligados na recepção. Lá dentro, as discussões ficaram por conta do professor Arthur Rodrigues, do advogado Rodrigo Reul e do também professor Gilvan Melo. Em discurso consoante, todos abordaram o uso das redes sociais como sendo "ilhas", nas quais os usuários navegam sozinhos, gerando uma população carente de afetividade real e com sérias dificuldades para lidar com frustrações.

        É preciso entender que as famílias têm papel fundamental nesse processo de acompanhamento e até de imposição de limites, em determinados casos. O mundo real está aqui para ser vivido e não visto de forma editada nas telas dos smartphones. Que saibamos ter o equilíbrio para o uso saudável dos meios digitais. Pensando nisso, separamos algumas dicas de proteção e prevenção: 

  •  Respeito à idade mínima para o uso de cada uma das redes sociais;
  • Controle e presença dos responsáveis;
  • Evitar redes sociais que permitam o anonimato;
  • Acompanhar todos os dados compartilhados;
  • Manter o diálogo sempre aberto.