PROJETO CONEXÃO

27/10/2020 às 13h30

        O sábado (23) foi especial para os alunos do 8º e do 9º ano. Eles participaram do Encontro de Evangelização Conexão, que foi transmitido ao vivo. O cenário foi montado no palco do auditório do CIC Damas, um ambiente cheio de significado para os nossos estudantes e que resgatou a sensação de pertencimento a esta casa escola. Diante do atual contexto, os projetos da Pastoral precisaram ser repensados, mas não perderam em nada a essência. “A Pastoral vem se reinventando e buscando fazer com que a evangelização aconteça mesmo que de forma remota”, reforçou Irmã Andressa Correia, que está à frente dos projetos.

        O tema do encontro destinado aos alunos do 8º ano permaneceu baseado na temática da amizade, trazendo as figuras de Jesus e de Maria como nossos grandes amigos. Além da presença especial dos eternos alunos Maria Clara e João Victor Farias, o momento também contou com a participação de Sandoval Matoso, professor de história e catequista de crisma do Colégio Santa Cecilia, de Fortaleza-CE. E com um sotaque acolhedor, quase cantado, ele falou de forma clara que “em meio a milhões de pessoas no mundo inteiro, existem poucos que vão ser responsáveis por nos ajudar a viver a felicidade, a essas pessoas nós damos o nome de amigos”. E concluiu dizendo uma frase marcante: “os amigos nos protegem de uma via vazia”.

        Pensa que as reflexões de impacto acabam por aqui? Nada disso. Chegou a vez do encontro com os alunos do 9º ano. O que seria o Acampamento montado para eles em algum sítio, com direito a cabana e fogueira, foi vivenciado de maneira intensa numa conexão sem chances de ser interrompida. Na falas, cantos e orações, os alunos descobriram que as escolhas devem conduzi-los sempre ao que é essencial. Neste cenário, entrou o professor Gildásio Leal, também do Colégio Santa Cecília. Ele começou com duas perguntas que não são fáceis de responder à primeira vista: “de onde vocês estão vindo? Para onde vocês estão indo? ” . E seguiu lembrando que precisamos entender qual é a missão de cada um de nós, qual o nosso propósito de vida.

       Dando uma passeada no tempo, voltamos ao dia 17 de outubro, quando também aconteceu o Projeto Conexão para os alunos do 6º e do 7º ano. Os primeiros, assistiram uma encenação sobre a experiência do oleiro, numa analogia ao trecho bíblico que traz os fiéis como o barro e Jesus como o ser transformador, capaz de modelar os que têm fé. “Deus precisa tocar na gente e deixar a marca”, disse o professor Davi Bastida, durante a reflexão, lembrando que quando Deus coloca a mão, nós deixamos de ser comuns.

        Para os alunos do 7º ano, foi trabalhado o texto do Eclesiastes, permitindo aos jovens a descoberta do tempo como algo sagrado e importância de viver cada momento de acordo com os planos de Deus. Como convidado desta conversa, tivemos o professor Vandré Batista, do Colégio Santa Madalena Sofia, de Maceió-AL. “Foi importante perceber a necessidade dos alunos de estarem de fato com essa conexão em Deus, sedentos em ouvir a palavra e alimentar a alma de forma lúdica e criativa; com teatro, com músicas, dinâmicas”, disse irmã Andressa. E ela lembrou do entusiasmo da participação e interação dos alunos como protagonistas nesse processo de evangelização. “Os eternos alunos também nos ajudaram como monitores nas salas de partilha, assim com a equipe pedagógica e da Pastoral com um todo. Foi uma experiência maravilhosa”, concluiu a coordenadora da Pastoral.

Galeria de Fotos