PROGRAMA BILÍNGUE INTERNATIONAL SCHOOL

13/11/2019 às 10h07

       O CIC Damas foi o primeiro colégio de Campina Grade a implantar o Programa Bilíngue. A partir do Infantil IV ao 5º ano, as aulas em inglês são diárias. E do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, as aulas são por adesão. Temos como parceiros temos a International School, que se posiciona como promotora de um Programa de Educação Bilíngue. Ela implementa o Programa seguindo a abordagem metodológica CLIL, que promove a aprendizagem por meio da integração entre linguagem e conteúdos, adaptando-se à realidade e necessidade da escola.

        Pela maneira como o Programa interage com a grade curricular, a escola potencializa o preparo de seus estudantes para a realidade do mercado brasileiro. As aulas do currículo básico continuam a ser ministradas pelos professores de cada matéria em Português. Já as aulas do Programa Bilíngue são ministradas totalmente em Inglês, utilizando o idioma como meio de instrução para o desenvolvimento tanto da linguagem quanto dos conteúdos.

  • CLIL (Content and Language Integrated Learning, na sigla em inglês)

Trata-se de uma abordagem metodológica que promove a integração de conteúdos de outras áreas do conhecimento e utiliza um segundo idioma como meio de instrução. Ou seja, por meio do inglês, o estudante expande o seu conhecimento de outras matérias que fazem parte do currículo escolar. Isso é feito por meio do uso de 4 C's:

1. Comunicação - acontece em sala de aula por meio do uso da segunda língua, que nesse caso é o inglês.

2. Conteúdo - é a integração entre a língua e outras áreas de conhecimento a serem exploradas.

3. Cognição - é a aquisição de conhecimentos, competências e compreensão que visam o desenvolvimento da reflexão.

4. Cultura - promove a sensibilização e aprendizagem intercultural, visando à valorização da diversidade cultural.

  • PBL (PROJECT-BASED LEARNING)

O Aprendizado Baseado em Projetos cria um ambiente favorável para adquirir conhecimentos e competências por meio de planejamento e pesquisa em resposta a um problema que desafia o aluno.

  • PILARES DA UNESCO

Os Pilares da Unesco norteiam o currículo do programa da International School, ajudando a determinando seus princípios e fundamentações.

1. Aprender e Aprender, provendo o estudante com ferramentas cognitivas necessárias para compreender melhor o mundo e suas complexidades, ao mesmo tempo em que o prepara para futuras aprendizagens.

2. Aprender a Conviver, expondo o estudante a valores de direito humanos, promovendo a compreensão intercultura e respeito à paz nas relações humanas.

3. Aprender a Fazer, capacitando o estudante a participar dos desafios atuais e futuros de um mundo globalizado.

4. Aprender a Ser, provendo o estudante com habilidades de reflexão e capacidade para distinguir o si e o "outro".

  • STEAM

É a utilização das matérias com noções de Ciência (Science), Tecnologia (Technology), Engenharia (Engineering), Artes (Arts) e Matemática (Math) para promover a investigação estudantil e pensamento crítico por meio de projetos de robótica, games, arte e experimentos.

Fonte: internationalschool.global