PENSAMENTO COMPUTACIONAL

09/01/2019 às 10h58

        O ano de 2019 vem com novidades no CIC Damas. Uma delas é a nova disciplina que agora é parte do currículo obrigatório aqui no colégio: PENSAMENTO COMPUTACIONAL. As turmas do 2º ao 6º ano do Ensino Fundamental vão encarar de frente os desafios dessa nova era e estar em dia com o desenvolvimento da nova disciplina, que já faz parte das escolas em países líderes no ranking educacional, como Finlândia, Canadá, Cingapura, Austrália, China, Estados Unidos e países do Reino Unido.

        Nas aulas de Pensamento Computacional, os alunos absorvem fundamentos sólidos em Ciência da Computação. Utilizando recursos didáticos alinhados com os movimentos MAKER e CODE, eles aprendem linguagens de programação, circuitos eletrônicos, robótica, dispositivos digitais e Internet das Coisas, e serão capazes de desenvolver jogos, simulações e animações computadorizadas. Este fazer de forma ativa, com a “mão na massa”, estimula a criatividade, o trabalho em equipe, o senso de liderança, proatividade, desenvolvimento de habilidades socioemocionais e resolução de problemas. E esta habilidade é uma das mais requisitadas no mercado de trabalho: ter  pessoas que pensem alternativas e soluções para os seus desafios.

Habilidades do Pensamento Computacional:

  • Pensamento algorítmico: aprender a instruir máquinas e pessoas a realizarem tarefas de modo preciso.
  • Pensamento abstrato: aprender a isolar aspectos importantes de algum problema ou objeto para representá-lo em modelos mentais ou computacionais.
  • Pensamento organizado: via reconhecimento de padrões, aprender a identificar segmentos repetitivos em problemas e soluções que possam ser isolados para melhor organização mental e de algoritmos computacionais.
  • Pensamento sistêmico: aprender a decompor problemas complexos em partes solucionáveis de menor complexidade.

        E para colocar tudo isso em prática, o nosso parceiro nessa nova jornada é o projeto educacional Mind Makers, que utiliza os princípios da computação para solucionar problemas de outras áreas do conhecimento. Segundo o diretor da Mind Makers, João Lacerda, “o projeto contribui para o desenvolvimento das habilidades cognitivas e sócio emocionais, possibilitando que o aluno aprimore o raciocínio lógico para solucionar não só os problemas das provas escolares, mas outros ao longo da sua vida”.

        Fica agora a expectativa para o início do ano letivo e o ensino do Pensamento Computacional, onde a ferramenta pedagógica passa a ser a tecnologia.