OLARIA 2019

27/08/2019 às 10h11

        O Olaria é um dos Encontros de Evangelização mais dinâmicos promovidos pela Pastoral CIC Damas. O público-alvo são os alunos do 6º ano, que começam o projeto colocando a mão na massa. O primeiro destino do passeio, que ocorreu no dia 23 de agosto, foi uma olaria no bairro Nova Brasília, em Campina Grande. Lá, encontramos os artesãos Ronaldo e Erivaldo Luna, pai e filho que trabalham com olaria há décadas. "Há 5 anos, recebemos a vista da escola. É um prazer compartilhar com eles o que eu sei fazer e esclarecer as curiosidades”, disse Erivaldo.

        O barro vem da cidade de Alhandra, na divisa com Pernambuco, e foi com esse material que os nossos alunos perceberam a dificuldade de moldar a argila num torno. Letícia Gomes foi uma das alunas que se arriscaram no torno. “O difícil é conseguir controlar o barro, mas eu continuo tentando”, comentou. Assim começa a reflexão sobre a Palavra e os ensinamentos de Deus: "Como o barro nas mãos do oleiro assim está você nas minhas mãos". (Jr 18,40) E fica a pergunta: você se permite moldar por Ele?

        Na granja Mariama, em Lagoa Seca, a turma foi divida em cinco equipes. Após o momento de musicalização e oração, cada aluno recebeu um pedaço de argila e modelou o que tem de melhor em suas vidas como imagem e semelhança de Deus. Teve ainda um almoço e brincadeiras entre os grupos, com desafios a serem cumpridos. E, para encerrar o encontro, uma dinâmica onde cada aluno falou como percebe a ação de Deus como oleiro de suas vidas.