MISSA DOS 90 ANOS

02/03/2021 às 13h21

       Por Carla Amorim Lyra / Ascom CIC Damas

        O dia 1º de março que marcou os 90 anos do Colégio Imaculada Conceição, o nosso CIC Damas, foi coroado com uma missa em ação de graças na capela do colégio. Foram muitas homenagens às nove décadas dedicadas inteiramente à juventude. A equipe de Pastoral pensou em cada detalhe e assim, conseguiu contemplar os educadores, os alunos, os eternos alunos, famílias e religiosas que fizeram e ainda fazem parte desta cada de educação.

       A celebração eucarística conduzida, inicialmente, pelo professor Edgley Cassiano, começou com a entrada da imagem da Imaculada Conceição num andor trazido pelo professor Maurício Alves e pelo colaborador Josemir Barros, nos permitindo fazer uma viagem no tempo ao dia 1º de março de 1931, quando o CIC Damas começou a fazer parte da história de Campina Grande.

        Em continuidade à celebração, irmã Eliane e irmã Celeste, ex-diretora do CIC Damas, conduziram pela nave da capela uma imagem de Madre Agathe Verhelle, fundadora do Instituto das Religiosas da Instrução Cristã, remetendo às nossas origens que surgiram na Bélgica, há 198 anos. A supervisora pedagógica Luciene Souza veio em seguida, trazendo um cacto, símbolo da resiliência que se faz tão necessária a todos nós.

        A bandeira com a frase que marca gerações – Duc In Altum – foi levada ao altar pelos professores Frederico Medeiros e João Marcelo Cleobo. Depois, veio o professor Sérgio Carneiro com uma pedra para nos lembrar que, assim como a casa construída sobre a rocha, nós erguemos nossas instalações no coração de Campina Grande. E hoje, somos parte da Rede Damas Educacional, que tem 12 escolas, uma faculdade e um centro social em diferentes estados brasileiros.

        Uma miniatura do CIC Damas também foi conduzida até o altar pelo professor Arthur Rodrigues e pela coordenadora Aline Costa reforçando os nossos valores enquanto comunidade educativa, sempre com o intuito de promover uma educação capaz de respeitar e acolher a pessoa humana como imagem e semelhança de Deus. Por isso, a entrada da eterna aluna e agora colaboradora do CIC Damas, Anna Patrícia Barros, e o filho dela, Guilherme Barros, ambos mostrando as respectivas fardas enquanto testemunhas do jeito de ser CIC Damas, uma escola que educa para vida.

        O papel das famílias também foi destacado e valorizado, representando os laços de confiança reforçados a cada geração que passa pelas nossas salas de aula. O casal Lilian Florêncio e Agnes Herbert, juntamente com as três filhas, levaram a Palavra e o momento foi finalizado pelos eternos alunos Ítalo Henrique e Carla Neves que levaram o selo dos 90 anos.

        À frente da celebração eucarística esteve o Bispo diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos. Em sua homilia, ele falou do carisma das Religiosas da Instrução Cristã. “Hoje celebramos os 90 anos de fundação desta escola católica, manifestando nosso agradecimento a Deus, sobretudo, por Sua fidelidade que conduziu essa história. Mas também nosso reconhecimento pela vida doada de tantas pessoas que trilharam este caminho: religiosas, professores, funcionários, alunos e familiares”, disse.

        Nos agradecimentos finais, irmã Ana Lúcia fez uma retrospectiva dos 90 anos e concluiu falando dos resultados que realmente importam, os que ficam para toda vida. “Os desafios são imensos, sobretudo, nesse tempo de incerteza, de medos e inseguranças que a pandemia nos marca. Porém, a criatividade, o entusiasmo, a garra, a coragem e a esperança não nos permitiu se acomodar. Pelo contrário, nos levou a reinventar a nossa prática educativa, a sermos ousados na busca por soluções diante das dificuldades, nos levou a cuidarmos de nós e dos outros”, disse irmã Ana. “A missão vem sempre acompanhada das graças necessárias”, concluiu.

        Se você não conseguiu assistir a missa ao vivo, acesse o nosso canal do YouTube e confira na íntegra.

 

  • Com a colaboração da Ascom da Diocese de Campina Grande
  • Imagens: Vitórya Fotografias e Eventos