MEDALHISTA PARALÍMPICO VISITA O CIC DAMAS

21/10/2021 às 12h37

                Esta quinta-feira (21), foi uma manhã nada convencional aqui no CIC Damas. É que hoje, nós recebemos o goleiro da Seleção Brasileira de Futebol de 5, Matheus Costa, pentacampeão nas Paralimpíadas de Tóquio. Ele e a sua medalha dourada - e pesada - foram uma atração à parte no projeto desenvolvido pelo professor Ivanildo Pereira, de Educação Física, sobre as modalidades do esporte paralímpico.

                Em quadra, brilhou o time do Centro de Referência em Paradesporto de Campina Grande, que oferece várias modalidades paralímpicas. Os atletas fizeram partidas curtas para demonstração do Goalball e também do Futebol de 5. E os alunos acompanharam atentos cada lance e a dinâmica diferenciada desses esportes. O auxiliar técnico da seleção brasileira de Futebol de 5, Josinaldo “Bamba”, afirmou que é “muito gratificante um momento como esse na escola pela visibilidade das duas modalidades paralímpicas. É uma forma importante de inclusão social e de divulgação também”.

                Matheus Costa, goleiro da seleção, também ressaltou a importância da inciativa. "Isso para o paradesporto é muito grandioso. A gente sabe que o esporte é pouco reconhecido, assim como o nosso trabalho, mas são essas ações que fazem a gente buscar mais e apresentar para essa juventude novas possibilidades. Podemos mostrar que as pessoas com deficiência têm espaço na sociedade, seja como eles quiserem".