MATEMÁTICA E EMPREENDEDORISMO

21/09/2020 às 09h33

        Aula de Matemática com estímulo ao empreendedorismo. Diz se isso não é um convite e tanto para os nossos alunos amarem os números e as operações matemáticas? A atividade foi proposta pelas professoras do 2º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, Renata Oliveira, Karoline Souto e Edilene Rodrigues e ofereceu algumas possibilidades aos alunos. De uma forma divertida e cheia de criatividade, a soma e a subtração foram apresentadas nas aulas remotas.

        As primeiras turmas foram convidadas a “comprar” nos mercadinhos montados por tia Karol e tia Renata. Cada um escolhia os produtos e calculava o valor total e o troco a receber. “Eu fiz a feirinha na minha casa e eu era a vendedora, eles viam os preços dos produtos e mostravam o dinheiro da compra”, disse tia Renata. A proposta era trabalhar com dinheiro fictício e o aluno cliente dizia com quais notas iria efetuar o pagamento. “Por exemplo, numa conta de 15 reais, ele poderia dar uma nota de 10 e outra de 5 reais, ou pagar com duas notas de 10 reais e calcular o troco. Foi um momento muito divertido”, completou tia Karol.

       Na aula de tia Edy, os alunos montaram as próprias lojinhas e teve de tudo... de loja de brinquedos, a produtos de beleza e eletrônicos. Os vendedores e clientes eram os próprios estudantes. “O vendedor tinha que dizer o valor da compra calculando mentalmente ou recorrendo à calculadora e o cliente, do outro lado da telinha, tinha que pagar”, explicou tia Edy. “Foi lindo de ver o envolvimento momento, a ponto de ter crianças que não queriam que a aula acabasse”, disse a professora.

        A aluna Maria Helena Coutinho, do 2º ano C, montou duas lojinhas: uma de doces e uma de brinquedos. Ela vem de uma família de empreendedores e disse que aprendeu a comprar, a pagar e a passar troco. "Eu adorei. A gente aprendeu brincando com dinheiro", completou.