MADRE CHANTAL

20/11/2020 às 08h33

                 “24 de março de 1823, início da congregação na Bélgica. Hoje, após 178 anos, assume como superiora geral a ex-aluna do Colégio Imaculada Conceição, Madre Maria Chantal Trigueiro. ”  

                 Assim, começa o texto publicado na edição comemorativa dos 70 anos do CIC Damas, celebrados em 2001. E segue com o relato de Madre Chantal* apontando o CIC Damas como berço de uma vocação, que você confere abaixo, como uma homenagem à Religiosa da Instrução Cristã, que comemoraria 93 anos no 22 de novembro, e marcou a história do Instituto.

                No teu seio cálido e amigo, querido Colégio Imaculada Conceição, através da dedicação, do acolhimento, do trabalho sério e do empenho na formação cristã da juventude, foi aí que senti o chamado do Senhor: com as Damas, doar a minha vida, oferecer Jesus aos jovens “revelando a face do Cristo Educador”.

                Eu vinha do Colégio Alfredo Dantas – colégio muito querido, onde a formação cristã era assumida pela paróquia – carregando uma grande expectativa. Como seriam as irmãs? E o nível dos estudos, seria bom? Nesse tempo, eu sonhava ser médica e, para isso, teria de ir residir no Recife. A guerra e a presença de muitos americanos na cidade levaram-me a aceitar o conselho dos meus pais e ficar no Imaculada para, depois, continuar os estudos.

                Era o Deus misericordioso que me conduzia a outro caminho, à medida em que um projeto novo ia sendo tecido n meu coração, durante o retiro anual, oferecido pela escola às alunas. Sim, Colégio Imaculada Conceição, foi no teu jardim, acolhedor e fértil, que a semente germinou, cresceu, floriu e deu frutos.

                Hoje, um agradecimento profundo emana do meu coração, de todo o meu ser religioso, pela luz que tu, querido “Imaculada”, fizeste brilhar na minha vida. Foste o lugar do chamado de Deus e do meu SIM. Às queridas Irmãs, de ontem e de hoje, a gratidão e a alegria de poder cantar grande “Magnificat”, que, na celebração desses 70 anos, ecoa pela Serra da Borborema, unindo-se à voz vibrante dos jovens que, como eu, aprendem de ti o “amar e servir”.

 

*Nota: Madre Maria Chantal nasceu no dia 22 de novembro de 1927, em Natal, no Rio Grande do Norte, e faleceu no Recife, Pernambuco, no dia 22 de outubro de 2020. Ela foi Superiora Geral do Instituto das Religiosas da Instrução Cristã, foi diretora do Colégio Damas, no Recife, eternizada no nome do teatro do colégio, e também assumiu a direção do Colégio Santa Cecília, de Fortaleza. Fez história como uma mulher de oração, visionária e à frente do seu tempo.

Galeria de Fotos