LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS

11/05/2021 às 08h47

                Quando o assunto é estudo, a teoria e a prática juntas costumam ganhar o interesse da maioria dos alunos. E assim tem sido com as turmas do 6º e do 7º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais, nas aulas de Biologia com os professores Érica Gurgel e Tádrio Lemos em parceria com a professora Alanne Alves, de Física.

                Primeiro, o conteúdo é trabalhado com os estudantes tanto no ensino remoto quanto nas aulas presenciais e depois, o que foi visto é lavado para as aulas de laboratório realizadas em casa e também na escola. Os alunos vestem o jaleco e colocam a mão na massa nas inúmeras experimentações propostas em cada bimestre. “A parceria nas disciplinas consiste nessa viabilização da prática. A exemplo do conteúdo sobre eclipse, os alunos tiveram a oportunidade de simular o fenômeno em laboratório. Outro experimento foi feito para provar que o planeta Terra não é plano e tantos outros assuntos que saem do papel para o laboratório”, explicou a professora Érica Gurgel.

                “Esse é um diferencial muito forte no CIC Damas: desenvolver a capacidade de aprender fazendo”, completou o professor Tádrio Lemos. “A física é muito ligada à microbiologia e, para a nossa realidade, isso se enquadra muito bem. Para que haja uma escolha coerente de um conteúdo prático bem desenvolvido é de suma importância organizar os conteúdos a partir do ponto de vista da classe, sistematizar o conhecimento a partir de problemas postos na prática social”, continuou.

                As aulas do Laboratório de Ciências oferecem aquele “algo a mais” na aprendizagem dos alunos. “As aulas práticas estão muito alinhadas às habilidades requeridas na BNCC. A palavra chave aqui é desenvolver senso crítico, o raciocínio científico baseado em objetivos e hipóteses que tende a responder determinada questão ou temática disciplinar. Com essa guinada, eles podem perceber que os estudos não se resumem a decorar regras, mas sim aprender informações que transformam a relação deles com o mundo e com os outros”, afirmou o professor Tádrio.

                Além de estimular os alunos na busca pelo conhecimento, as aulas de laboratório impulsionam a socialização, o trabalho em grupo e o respeito aos pontos de vista dos outros alunos. “Nelas, eles têm acesso ao conhecimento de forma palpável e enxergam fenômenos como acontecem na natureza. A associação teoria + prática sempre tem como resultado uma aprendizagem significativa. Entre outras vantagens, permite estudar com diversão e prazer; é uma forma lúdica de levar conhecimento. Com toda certeza, os alunos demonstram uma maior interação com a Ciência e podem, com muita criatividade, aprender e tomar gosto pelo estudo”, destacou a professora Alanne Alves de Física.

                Para acompanhar as aulas do Laboratório de Ciências do CIC Damas basta seguir as nossas redes sociais e ficar ligadinho nas atualizações.