HUMOR EM SALA DE AULA

16/11/2020 às 11h03

        A aula de Física para os alunos da 1ª série do Ensino Médio começou com boas gargalhadas. O assunto do dia: colisões mecânicas. O personagem do dia: Rambo do Sertão. É isso mesmo, você não leu errado. O professor Lúcio Pimentel usou a criatividade e vestiu um figurino tal qual John Rambo, do clássico hollywoodiano, para demonstrar o conteúdo na prática. Usando uma pedrinha, um estilingue e uma garrafa PET, o professor fez com que os alunos enxergassem o conteúdo de outra perspectiva.

       O cenário escolhido foi um ambiente rural. A garrafa, que estava pendurada numa árvore, foi atingida de primeira e a cena foi reprisada em câmera lenta para que os estudantes pudessem observar a dinâmica da colisão inelástica, na qual os corpos permanecem juntos após o choque. Dadas as massas da pedra e da garrafa, a altura atingida pelo pêndulo e outros parâmetros, chegou a hora de resolver a equação. O resultado revelou que a pedra atingiu, aproximadamente, 200 km/h. Surpreendente, não?!

       Depois de uma explanação como essa, fica mais fácil aprender o conteúdo. “Alguns alunos ficaram tão empolgados que chamaram a família para assistir a aula. Recebi até parabenização de mães pela iniciativa”, enfatizou o professor Lúcio, mostrando o papel da criatividade como reforço necessário no processo de ensino e aprendizagem. A aluna Nicoly Marinho, do 1º ano D, valorizou o formato da aula, após meses acompanhando os mesmos formatos de vídeo. “Lúcio veio com uma proposta diferente, fazendo uma intertextualidade incrível. Além de ter sido divertido, nós conseguimos compreender o que foi explicado na aula”, concluiu a aluna.

        Ensinar é também produzir memórias! E, com certeza, aulas criativas têm um lugar especial na vida escolar dos alunos.

Galeria de Fotos