GREAT FINAL DO SPELLING BEE

21/08/2019 às 11h23

Na noite desta terça-feira (20), o CIC Damas realizou a grande final do Spelling Bee, um campeonato de soletração em inglês que contemplou todos os alunos inseridos no Programa Bilíngue. A atividade é bastante comum na cultura americana, pois eles acreditam que a soletração tem sua importância para ajudar os estudantes a fazerem a distinção entre a grafia e a pronúncia das palavras que, muitas vezes, apresentam diferenças entre a forma de escrever e a forma de falar.

       As eliminatórias do Spelling Bee CIC Damas começaram no primeiro semestre em audições realizadas nas turmas do bilíngue, a partir do 2º ano até as de adesão. Foram duas fases até chegar na etapa final, onde se classificaram os três melhores representantes em soletração de cada série. De acordo com o coordenador do Programa Bilíngue, Fred Medeiros, “ter a chance de participar de um campeonato como esse é também poder partilhar da cultura norte-americana, que é parte do processo de aprendizagem. O Spelling Bee mexe com a autoestima dos alunos, dá motivação, confiança e faz com que eles se dediquem ao propósito da atividade”.

        Os pais, mães e muitos familiares ocuparam as cadeiras do auditório para conferir a disputa. Foi visível a empolgação de cada um na torcida e no incentivo aos alunos. “Eu amo uma escola onde fui amado como profissional, hoje como pai tendo orgulho em dose dupla”, resumiu com emoção o professor Valdenes Carvalho.

        Na great final do Spelling Bee, cada criança soletrava seis palavras e perdia um ponto por cada letra soletrada errada. O processo foi inteiramente acompanhado pela equipe do bilíngue e três jurados convidados: o advisor da International School Rodrigo Ribeiro e os professores de inglês Ribamilton e Neudson Lins, que julgou o evento como sendo extremamente gratificante por vários motivos, entre eles, “foi ver que o inglês está sendo resgatado com a importância que ele merece, ver os alunos preocupados com a questão da pronúncia e até participando de um evento como esse, focado em língua estrangeira. Eu saí do evento com a minha motivação renovada”.

        Ao todo, foram 42 finalistas. Para a professora Stephanie Miriam, “o campeonato foi um divisor de águas; foi o momento em que os pais puderam constatar a evolução dos filhos em língua estrangeira através do Programa Bilíngue’. No final, todos ganharam medalhas e os 6 campeões gerais de cada série ganharam um troféu cada. Essa foi a primeira de muitas edições do S-P-E-L-L-I-N-G   B-E-E.