FALE COM QUEM SABE

15/03/2019 às 12h07

        Os projetos interdisciplinares sempre vêm para enriquecer ainda mais os conhecimentos dos alunos do CIC Damas. Nesta quinta-feira (14), as turmas do 9º ano se reuniram no auditório para mais um FALE COM QUEM SABE, que traz convidados para falarem sobre o tema proposto sem, necessariamente, ser um professor da disciplina. E, dessa vez, o projeto conseguiu reunir no que podemos chamar de “aulão” conteúdos de três matérias: Literatura, Biologia e Física. Toda a conversa foi sobre o livro o Sótão de Tesla, escrito por Neal Shusterman e Eric Elfman, e indicado para os alunos concluintes do Ensino Fundamental.

        Para iniciar a conversa, foram convidados os alunos Felipe Medeiros e Maria Clara Araújo, ambos da 1ª série do Ensino Médio. Eles, que já leram a obra, deram os respectivos pontos de vista acerca dos fatos mais marcantes ao longo da história, que aborda conceitos da Biologia e da Física através da função cognitiva da Literatura. Essa foi a introdução necessária para que os professores convidados entrassem nos conteúdos.

        A professora Ana Lígia, de Biologia, lembrou as etapas do método científico, bastante citado no livro. E apresentou as funcionalidades de equipamentos como o desfibrilador e as laringes eletrônicas, abordados de forma fictícia em O sótão de Tesla. A partir dos conceitos da Biologia, a professora pôde explicar alguns “fenômenos” descritos na obra que deixaram os alunos com uma pulga atrás da orelha, a exemplo do episódio da ressuscitação.

        Depois, foi a vez da professora Alanne Alves, de Física, apresentar o conteúdo da disciplina que tanto se mistura à literatura. Com uma breve apresentação sobre o austríaco Nikola Testa, que era engenheiro, físico e matemático, a professora trouxe para uma apresentação ao vivo uma das maiores invenções do cientista: a bobina de Tesla. Através do campo elétrico gerado pela bobina, foi possível acender uma lâmpada sem a presença de fios. Os alunos ficaram extasiados com a demonstração prática do conceito estudado em sala de aula.

        O encontro, que foi mediado pela professora Micaela Sá, de Literatura, terminou depois que as dúvidas foram todas esclarecidas. E se você ainda não leu O sótão de Tesla, chegou a sua vez de encarar essa viagem fantástica pelo mundo das ciências, numa mistura encantadora de realidade e ficção.