EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA PRÁTICA

15/09/2021 às 09h37

                Falar sobre educação financeira é falar sobre mudanças e a criação de novos hábitos, é planejar metas e persistir nos objetivos. Foi pensando neste incentivo que os professores Maurício Alves, de Matemática, e Arthur Rodrigues, de Empreendedorismo e Projeto de Vida (OPEE), lançaram o projeto Sonhar, planejar e alcançar: educação financeira na prática, que tem como público-alvo os alunos no 9º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais do CIC Damas.

                E para despertar a curiosidade deles sobre a temática, os idealizadores promoveram uma roda de conversa em torno de um pensamento recorrente na sociedade: você acha que dinheiro traz felicidade? Para falar sobre o assunto, o evento contou com a participação de Vanessa de Oliveira, doutoranda em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista.

                A reflexões giraram em torno do significado e surgimento do dinheiro e o que ele representa. “Hoje, a ideia de felicidade é cada vez mais instantânea. E assim, a diferença entre consumo e consumismo fica mais difícil de ser percebida”, pontuou Vanessa de Oliveira, abrindo espaço para as discussões sobre consumo consciente. “Os alunos do 9º ano estão numa etapa de transição da vida deles com a migração para o Ensino Médio, é tempo de amadurecer sobre a escolha profissional e, com certeza, esse é um processo que aborda o amadurecimento da própria forma como eles lidam com o dinheiro”, completou o professor Arthur, de Projeto de Vida.

                Os alunos participaram ativamente da roda e conversa durante a transmissão ao vivo. Para eles, foi um momento importante de trocas e novos aprendizados. “Foi muito interessante; além de aprender sobre educação financeira, olhei para mim mesma e para as minhas atitudes em relação ao tema”, disse a aluna Viviane Monteiro Barros, do 9º ano A.  “Além de ser uma temática já abordada em Opee, queremos dar mais visibilidade a educação financeira, amplificar a temática dentro da escola e desmistificar a ideia de que educação financeira é para trazer fortuna”, disse o professor Maurício Alves. E encerrou dizendo que “o nosso principal objetivo é agregar a formação humana com o projeto de vida e suas perspectivas de futuro”