AMÉRICA LATINA

26/08/2021 às 15h27

                “Senhor, tu lembras lá do comecinho? Éramos um grupo de mulheres ousadas. Cuja única finalidade e o mais sincero desejo de nossos corações era e sempre será: sacrificar-nos e consagrar-nos inteiramente à juventude, em toda parte, onde possamos cooperar na propagação da glória do Senhor, multiplicando-nos e estendendo-nos graças à credibilidade e engajamento de todos aqueles que são tocados pelo nosso carisma.” E assim teve início a live América Latina: o carisma se expande em Campina Grande, exibida na noite desta quarta-feira (25), no YouTube das Religiosas da Instrução Cristã.

                O texto inicial, baseado nas cartas de Madre Agathe, foi escrito e narrado pela professora Celuy Araújo, e interpretado no palco do CIC Damas pela noviça Kalinny Amorim. A bandeira do nosso Duc In Altum foi o grande boa noite aos telespectadores e um convite à entrada dos apresentadores e eternos alunos Lorenna Monteiro e Morib Macedo.

                A live enalteceu a todo momento o carisma agatheano, iniciado na Bélgica há quase 200 anos com a fundação do Instituto das Religiosas da Instrução Cristã (RIC), celebrou a chegada ao Brasil há 125 anos e a sua expansão em nosso País. Aqui em Campina Grande, comemoramos os 90 anos de fundação do CIC e a constante evolução educacional impulsionada pelas religiosas.

                O CIC Damas foi a quinta escola a ser fundada pela RIC. Mas você sabia que a história da nossa escola não começa aqui em Campina Grande? Foi em Timbaúba, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, onde tudo começou, em 1924. Após uma crise política, a escola fechou as portas. E em 1931, as freiras que lá atuavam reabriram as portas; mas, desta vez, na Rainha da Borborema.

                Além de muita história, a apresentação ao vivo também teve oração e apresentações culturais, teve a participação do EJD e muito resgate de memórias e vivências no Colégio e na Chácara Mariama. Falamos sobre o fazer pedagógico das equipes que integram o CIC Damas e cada um cada um que acredita que pode sempre mais do que imagina.

                Avançamos, literalmente, para águas mais profundas, acendendo a chama do carisma agatheano nos telespectadores. Nos emocionamos juntos com um caloroso abraço na imensidão azul do CIC e um lindo terço abençoando os céus da cidade. E entregamos a tocha acesa ao nosso próximo destino: o Colégio Santa Cecília, em Fortaleza – CE. A próxima live será idealizada por eles e transmitida ao vivo no dia 25 de setembro, também no YouTube das Religiosas da Instrução Cristã. E se você quiser rever todos os momentos da live do CIC Damas, acesse o canal das religiosas e se emocione com a gente!