ALUNA DO E.M. VENCE CONCURSO DE REDAÇÃO

04/06/2021 às 09h15

     Por Carla Amorim Lyra / Ascom CIC Damas               

                “Um instante. Uma desatenção. Um engano. Várias são as adversidades que podem culminar em um acidente de trânsito, principalmente envolvendo motos, visto que é considerado o meio de transporte mais perigoso da atualidade. ” Assim começa o texto vencedor do Concurso de Redação Maio Amarelo, na categoria Ensino Médio. Cada detalhe foi escrito e pensado pela aluna Camila Medeiros de Freitas, estudante da 2ª série do CIC Damas. Ela se destacou entre os cerca de 250 alunos inscritos, vindos de 20 escolas das redes pública e privada de ensino.

                O concurso foi proposto pela Divisão de Educação de Trânsito, que integra a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) de Campina Grande, como uma das ações da campanha Maio Amarelo, idealizada pelo Conselho Nacional de Trânsito. A temática escolhida foi condizente com a nossa realidade: Respeito e responsabilidade. Pratique no trânsito; e a proposta de escrever para o concurso foi oferecida pela própria professora de Redação, Katianny Negromonte. “Eu recebi a informação sobre o concurso a partir de um aluno e fiz o anúncio nas salas. Aqueles que quiseram participar produziram os textos e enviaram para mim, eu fiz uma seleção e enviei 11 redações para o concurso”, explicou.

                O texto deveria ser do gênero dissertativo-argumentativo, assim como o formato cobrado no Enem. A estudante Camila Medeiros topou o desafio na hora. “Meu principal motivo para participar desse concurso não foi pensando na vitória, mas sim, em aprimorar minhas redações, já que a única forma de melhorar é treinando.” Ela disse que para escrever, pensou nas maiores causas dos acidentes de trânsito, “indo para o âmbito da educação sobre as leis e sobre os problemas na mobilidade urbana”.

                Na perspectiva da professora, o fato de vivermos numa sociedade tecnológica acaba colocando a escrita em segundo plano. “E é com muita alegria que eu vejo esse resultado que teve como ponto de partida os próprios alunos, ele comprova a qualidade do trabalho pedagógico realizado em sala e protagonismo dos estudantes nessa jornada”, afirmou em tom de felicidade.

                E para encerrar a conversa, perguntamos a Camila qual a marca que fica após a conquista do primeiro lugar. “A certeza de que com esforço a gente pode conquistar tudo que almeja, afinal, não foi do dia para a noite que eu aprendi a escrever um texto dissertativo-argumentativo digno de prêmio. Passei diversas horas sentada em uma cadeira treinando e estudando toda a estrutura do texto. Esse aprendizado eu vou levar para a vida”.

               Você pode ler, na íntegra, o texto vencedor do Concurso de Redação Maio Amarelo, na categoria Ensino Médio, publicado aqui abaixo. Em tempo, a premiação do concurso foi uma bicicleta! Deixamos o nosso reconhecimento ao brilhante desempenho da autora Camila Medeiros de Freitas, estudante da 2ª série do CIC Damas!

 

Acidentes no trânsito:  um problema de calamidade pública

Por Camila Medeiros de Freitas

          Um instante. Uma desatenção. Um engano. Várias são as adversidades que podem culminar em um acidente de trânsito, principalmente envolvendo motos, visto que é considerado o meio de transporte mais perigoso da atualidade. Diante disso, percebe-se que existem vários motivos que intensificam essa calamidade, como a ausência de aulas nas escolas sobre as leis de trânsito e a precariedade do transporte público, ocasionando o aumento do número de veículos no tráfego e prejuízos à mobilidade urbana.

     Em primeira análise, temos os infortúnios ocasionados pela falta de aulas nas instituições de ensino sobre o trânsito e suas leis. Nesse aspecto, torna-se importante a afirmação de Immanuel Kant: “O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele”, pois a educação brasileira, erroneamente, desvaloriza os conhecimentos acerca do trânsito, formando um indivíduo sem o aprendizado necessário para a vida em sociedade.

        Em segunda análise, vale salientar o modo precário em que se encontra o transporte público brasileiro. Nesse sentido, faz-se necessária a afirmação do urbanista Enrique Peñalosa: “A cidade avançada não é aquela em que os pobres andam de carro, mas aquela em que os ricos usam transporte público”, dado que, devido à ineficácia do transporte coletivo brasileiro, mais pessoas têm seu próprio veículo, competindo pelo espaço inexistente nas rodovias e trazendo o aumento no número de acidentes. Nesse contexto, medidas são necessárias para reduzir esta calamidade. 

     Portanto, percebe-se que para diminuir o índice de acidentes, principalmente envolvendo motos, problemas como a ausência de aulas sobre o assunto e a precariedade do transporte público devem ser sanados. Assim, cabe ao Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito investir no transporte público e organizar palestras informacionais nas escolas, através da análise dos gastos, com o intuito de garantir o capital necessário do projeto, para construir uma sociedade informada e com uma ótima mobilidade urbana. Só assim, será possível tornar o trânsito mais seguro aos motociclistas do Brasil.

 

Galeria de Fotos